O que é a síndrome de Down?

A trissomia 21, a chamada síndrome de Down, é uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par 21. Normalmente, os humanos têm 46 cromossomos, que vem em 23 pares. Crianças portadoras da síndrome de Down têm três cópias do cromossomo 21, ao invés de duas.

Quais são as características comuns da Síndrome de Down?

Crianças com a síndrome de Down têm deficiências intelectuais e algumas características físicas específicas. Elas podem ser portadoras de defeitos cardíacos, fraco tônus muscular e podem ser menores que a média das crianças na mesma idade. Outros problemas de saúde e de aprendizado podem ocorrer, mas estes variam de criança para criança. Cada criança portadora da síndrome de Down é única.

A síndrome de Down é comum?

Cerca de 1 em 600 bebês nascem com a síndrome de Down.

Crianças com síndrome de Down precisam de mais cuidados médicos?

Sim, crianças com a síndrome de Down precisarão de cuidados médicos a mais, dependendo dos problemas específicos de saúde.

Bebês com síndrome de Down tem uma vida útil normal?

A maioria das pessoas com síndrome de Down vivem até os 60 anos e muitas vivem até mais. A presença de condições médicas, como defeitos cardíacos, pode afetar a vida útil nessas crianças e adultos. Abortos ocorrem em cerca de 30% das gravidezes com síndrome de Down.

Crianças com síndrome de Down têm QI normal?

A maioria das crianças portadoras de síndrome de Down têm deficiências intelectuais que vão de ligeiras a moderadas. Intervenções precoces têm demonstrado benefícios para essas crianças. Muitas crianças com síndrome de Down aprendem a ler e a escrever e participam de atividades normais.

Como a síndrome de Down acontece?

Na maioria dos casos, a síndrome de Down acontece por acaso. Não há nada que você possa fazer antes ou durante a gravidez que possa causar ou prevenir a síndrome de Down.

Qual é o próximo passo?

O teste Panorama rastreia o sangue materno para encontrar o DNA do bebê e procurar problemas cromossômicos específicos. Esta forma de rastreamento é nova. É recomendável que você fale com seu médico ou consultor genético sobre outros testes que podem ser realizados para saber se o bebê tem síndrome de Down.
Dois testes estão disponíveis para checar os cromossomos do bebês na gravidez. Um é o teste do Vilo Corionico (CVS), que pode ser realizado entre a 10ª. e a 12ª semana de gravidez. Outro é o teste de aminiocentese, que pode ser feito a partir da 15ª semana de gravidez. Se você não quiser fazer outros testes pré-natais, os testes de cromossomos pode ser realizados após o nascimento do bebê.

Onde eu posso saber mais sobre a síndrome de Down?

O seu médico poderá encaminhar você a um professional de genética. Médicos geneticistas poderão discutir condições de saúde como a síndrome de Down com mais detalhes e responder quaisquer questões que você tenha sobre seus resultados.
Outras informações sobre a síndrome de Down você pode obter online:
Fundação Síndrome de Downhttp://www.fsdown.org.br/
Movimento Downhttp://www.movimentodown.org.br/

Link da Chromosme, com assunto relacionado à síndrome de Down aqui.