Um novo teste genético pré-natal não invasivo permite, com uma coleta normal de sangue, que mulheres grávidas de qualquer idade descubram possíveis alterações genéticas no bebê a partir da 9ª semana de gestação. Ele testa cinco dos principais cromossomos – X, Y, 13, 18 e 21 – responsáveis por, aproximadamente, 95% das malformações congênitas, sendo possível diagnosticar doenças como as síndrome de Down, síndrome de Edwards, síndrome de Patau e síndrome de Turner.
A nova tecnologia está disponível no Brasil há quase um ano e meio. Antes, os exames habituais para detecção precoce destes problemas eram feitos com a coleta de material do útero da mãe, aumentando em até 1,5% a chance de perda do bebê. Este teste era indicado para mulheres com mais de 35 anos, a partir da 15ª semana de gestação. Segundo o médico Geneticista da clínica Clínica Ciro Martinhago Medicina Genômica, de São Paulo, Ciro Martinhago, o modo não invasivo muda os paradigmas do diagnóstico pré-natal.
“Antes, não havia opção e as mulheres se submetiam a maiores riscos para saber sobre possíveis alterações com o bebê. Agora, elas contam com uma alternativa que oferece mais benefícios do que riscos, possibilitando, em casos de resultados positivos, trabalharmos no preparo dos pais para a chegada de uma criança especial”, destaca o médico.
Prevenção
Com 99,9% de acertos no resultado e sem gerar falso-positivo, o teste pré-natal não invasivo serve, também, como um exame de DNA e pode detectar triploidias, isto é, síndromes que causam aborto natural. “Nestes casos, realizamos com a mãe um trabalho de prevenção para uma futura gestação. Fazemos a separação de embriões in vitro, reduzindo os riscos de novos problemas”, ressalta Martinhago. O médico ainda aponta que, em breve, este mesmo exame possibilitará a análise de todos os cromossomos, ampliando a abrangência de síndromes detectadas, como, por exemplo, a de DiGeorge, que acarreta cardiopatias graves nos bebês.
Teste genético pré-natal não invasivo antecipa diagnóstico de possíveis síndromesciromartinhago2014-04-25T14:30:22+00:00