Um país vestindo calça jeans para angariar fundos e lembrar das Desordens Genéticas
O Reino Unido é famoso pelas instituições (charities) que dão suporte às mais diversas causas – científicas, humanitárias, artísticas, animais em extinção, entre muitas. Amanhã, dia 20 de Setembro, será o Dia da Desordem Genética.
O “Jeans for Genes Day” é uma campanha massiva para que as pessoas vistam suas calças jeans para angariar fundos para a ‘Genetic Disorders UK’, organização de caridade que tem o objetivo de transformar a vida de milhares de crianças afetadas por desordens genéticas.
Assim como no ano passado, os organizadores esperam que milhões de britânicos – trabalhadores e estudantes – usem seus jeans pelo dia e façam uma doação de uma ou duas libras (4 a 8 reais, aproximadamente). O objetivo do dia do jeans pelos genes de 2013 é angariar 2.5 milhões de libras (quase 8 milhões de reais)
A campanha provê fundos para o cuidado e apoio de crianças afetadas por desordens genéticas. Em 2013, 23 organizações serão beneficiadas pelo dinheiro arrecadado com o Dia do Jeans pelos Genes.
Individualmente, as desordens genéticas são raras, mas juntas afetam 1 em 25 crianças nascidas no Reino Unido – o que significa cerca de 30 mil bebês a cada ano.
Existem mais de 6 mil desordens genéticas reconhecidas e muitas ainda para serem nominadas. Os problemas de saúde associados mostram que as desordens genéticas são o maior assassino de crianças com menos de 14 anos de idade.
Desordens genéticas são causadas por alterações no DNA, o que pode envolver a falta, a repetição ou a ordem incorreta de um ou mais genes. Genes alterados podem afetar a criança em diversas formas, incluindo os seus sentidos, movimento, aprendizado ou aparência.
Fonte: http://www.jeansforgenesday.org/