artrite

A doença atinge milhões de pessoas

O trabalho é o maior estudo genético já realizado, envolvendo cerca de 30 mil pacientes.
Os investigadores acreditam que novas drogas poderão ser desenvolvidas especificamente para essas regiões do DNA, podendo prover a cura para a doença.
Os achados foram publicados na revista Nature.
“O que se vê no futuro é uma oportunidade de usar recursos genéticos para descobrir novos medicamentos para doenças complexas como artrite reumatoide e tratar ou mesmo curar a doença”, disse o professor Robert Plenge, da Escola de Medicina de Harvard.
As equipes de pesquisa compararam o DNA de pacientes com artrite com aqueles sem a doença e encontraram 42 áreas ‘defeituosas’ que estão ligadas à doença. A esperança é que sejam desenvolvidas drogas para compensar esses ‘defeitos’.
Os pesquisadores, liderados pelo Prof. Plenge, descobriram que uma dessas áreas produziu um ponto fraco que foi tratado com uma droga já existente que foi desenvolvida por tentativa e erro, ao invés de especificamente feita para corrigir o problema genético.
Este achado mostra que tais descobertas poderiam ser usadas para o desenvolvimento de novas drogas.
Doenças Complexas
Há quem argumente que identificar areas de fraquezas genéticas para doenças complexas, conhecidas com Single Nucleotide Polymorphisms (SNPs) – não é útil. Existe pouca ou não evidência, argumentam, que “silenciar os SNPs” com drogas apenas aliviará alguns sintomas.
Mas o Dr. Plenge diz que o fato de terem descoberto uma droga estabelecida que trata os sintomas que aparecem numa particular área – SNP – para artrite reumatoide valida a abordagem genética.
Existem terapias que tem sido desenvolvidas na área do câncer que podem abrir novas oportunidades para revisão do alvo de certas drogas. Essa abordagem oferece um tremendo potencial. Esta abordagem poderia ser usada para identificar drogas-alvo para doenças complexas, não somente artrite reumatoide, mas diabetes, Alzheimer’s and doenças coronarianas, disse o prof. Jane Worthington.

Caminho rápido

O estudo encontrou SNPs em pacientes de artrite reumatoide que também ocorrem em pacientes com certos tipos de câncer no sangue.
De acordo com a Profa. Jane Worthington, diretora do centro de pesquisa em genética em Manchester, esta observação sugere que drogas que estão sendo usadas para tratamento de câncer poderiam ser efetivas contra a artrite reumatoide e dessa forma poderiam se tornar um caminho mais rápidos para estudos clínicos.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/news/health-25498840