Uma nova pesquisa realizada na universidade de Adelaida, Austrália, confirmou que um gene ligado à deficiência intelectual é crítico nos estágios embrionários do desenvolvimento dos cérebros humanos.y chromosome Conhecido como USP9X, o gene foi investigado pelos pesquisadores de Adelaide por mais de uma década, mas foi só nos últimos anos que começaram a compreender sua particular importância para o desenvolvimento do cérebro.
Em artigo publicad no American Journal of Human Genetics, uma equipe de pesquisadores, liderados pelos cientistas do Instituto Robinson de Pesquisa, da universidade de Adelaide, explicam como mutações no USP9X estão associadas com deficiências intelectuais. Essas mutações, que podem ser herdadas geração a geração, demonstraram causar interrupções no funcionamento das células cerebrais.
Segundo o Dr. Lachlan Jolly, do Neurogenetics REsearch Program, da universidade de Adelaide, “o gene USP9X acendeu uma nova luz para a compreensão dos mistérios do desenvolvimento cerebral e deficiências intelectuais”.
Dr Jolly diz que a base da complexa rede das células cerebrais começa a formar-se na fase de embrião. “Não surpreende que doenças que causam alterações a esta rede de células, tais como deficiência intelectual, epilepsia e autismo, sejam difíceis de entender e tratar”, diz o Dr. Jolly .
“Ao olhar para pacientes com problemas graves de aprendizagem e de memória, descobrimos um gene – chamado USP9X – que está envolvido na criação desta rede de base dos neurônios. USP9X controla a geração inicial das células nervosas a partir de células-tronco, e também a sua capacidade para se conectar uns com os outros e formar as redes adequadas”, diz ele .
“Este trabalho é fundamental para a compreensão de como o cérebro se desenvolve e como ela é alterada em indivíduos com distúrbios cerebrais.
“Esperamos que, aprendendo mais sobre genes como o USP9X, vamos criar novas oportunidades para compreender distúrbios cerebrais em um nível muito mais profundo do que conhecemos atualmente, o que pode nos levar a futuras oportunidades de tratamento.”
Leia o artigo:

Mutations in USP9X Are Associated with X-Linked Intellectual Disability and Disrupt Neuronal Cell Migration and Growth