thegeneticarUm novo estudo sobre riscos genéticos hereditários indica que variações genéticas comuns ao longo do genoma agem além de mutações nocivas e raras nos genes associados ao autismo para criar risco para a desordem.
Estudos de risco genético para o desenvolvimento do distúrbio do espectro autista (ASD) muitas vezes comparam o DNA daqueles diagnosticados com autismo para  controles neurotípicos, mas essas abordagens podem ser confundidas por fatores externos. Para obter um olhar mais claro sobre os fundamentos genéticos do risco de autismo, uma equipe liderada por pesquisadores do Centro Stanley do Instituto Broad para a Pesquisa Psiquiátrica e da Unidade de Genética Analítica e Translacional no Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School tomou uma nova abordagem, publicada na Nature Genetics, comparando influências genéticas dentro das famílias em que uma criança foi diagnosticada com autismo.
No genoma humano, as variações genéticas comuns podem contribuir para um pequeno nível de risco para o desenvolvimento de uma determinada doença. Essas variantes podem ser agregadas para criar uma “pontuação de risco poligênico”, que representa uma parte do risco global de distúrbio para um indivíduo.
Neste estudo, Elise Robinson, um cientista associado e professor assistente de epidemiologia em Harvard T.H., e o primeiro autor, Daniel Weiner, cientista do laboratório de Robinson, e colegas, calcularam as pontuações de risco poligênico para desenvolver autismo em membros de 6.454 famílias com uma ou mais crianças com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Os escores de risco foram baseados nos genótipos individuais dos participantes, em comparação com os dados de estudos de associação genômica.
Em média, os escores de risco genético das crianças para qualquer fenótipo são iguais à média dos escores de seus pais. No entanto, a equipe descobriu que as crianças com TEA têm um escore de risco mais alto, em média, para desenvolver ASD – significando que mais das variantes comuns dos pais foram herdadas em conjunto, contra o que seria esperado se a pontuação de risco fosse uma média daquela dos pais. As crianças com TEA no estudo também foram susceptíveis de ter independentemente uma herança maior de risco poligênico para desenvolver esquizofrenia, bem como influências poligênicas associadas com mais anos de educação (que são fortemente correlacionados com as influências poligênicas na pontuação do QI).
A herança independente dessas influências pode ajudar a explicar as diferentes maneiras em que o autismo pode se manifestar. Por exemplo, o risco poligênico mais elevado para a esquizofrenia foi associado com QI mais baixo, enquanto os escores poligênicos maiores para anos de educação foram associados com maior QI, em crianças com TEA.
A equipe também descobriu que o risco de desenvolvimento de TEA é aumentado para além do escore de risco poligênico comum se uma mutação rara, prejudicial, recém-surgida na criança, ocorre em um gene associado ao autismo. Em crianças com ASD, estas variantes raras estão associadas a impactos neurodesenvolvimentais mais graves, tais como deficiência intelectual, convulsões e atraso na função motora.
Os resultados do estudo apontam para vários tipos de risco genético para ASD, destacando a necessidade de uma melhor compreensão das características comportamentais e cognitivas associadas com o autismo, a fim de eventualmente desenvolver modelos ou terapias. Usando dados genéticos dos pais e seus filhos para dissecar as raízes de uma doença também elimina muitos potenciais fatores de confusão, e a equipe de pesquisa observou a utilidade deste método analítico para estudar outros tipos de risco poligênico.
Leia mais: Autism genes are in all of us, new research reveals