Testes para detecção de condições genéticas como síndromes de Patau e de Edwards atualmente são realizados por volta de 20 semanas de gravidez. Mas o National Screening Committee do Reino Unido considera que testes genéticos não invasivos para detecção dessas anormalidades devem ser realizados mais cedo na gravidez.
Especialistas em saúde pública na Inglaterra dizem que agora estão discutindo sobre quando lançar esses procedimentos.
Essas condições genéticas afetam cerca de dois em cada 10 mil nascimentos por ano, no Reino Unido.
A síndrome de Patau, também conhecida como Trissomia 13, pode ser fatal. Os bebês com esta condição podem diversos problemas, incluindo defeitos cardíacos e anormalidades neurológicas.
Cerca de 75% das gravidezes afetadas pela síndrome de Edwards resultam em aborto espontâneo ou natimortos. Os bebês com a síndrome geralmente tem severos problemas de desenvolvimento.
A dra. Annie Mackie, do National Screening Committee, disse: “Mais de 700 mil mulheres engravidam no Reino Unido a cada ano. Cerca de 95% destas gravidezes são perfeitamente saudáveis, porém, infelizmente em alguns casos existem problemas que afetam o desenvolvimento do bebê. Esta recomendação habilitará as mulheres a fazer escolhas importantes em estágios precoces da gravidez”, disse a dra. Mackie.
Ministros na Inglaterra aprovaram a mudança e parece que o resto do Reino Unido seguirá estas recomendações.