O Projeto Resiliência pretende descobrir fatores (genéticos e/ou ambientais) ainda não revelados que protegem as pessoas de doenças.



Liderado pelo Icahn Institute for Genomics at Mount Sinai, em colaboração com a Sage Bionetworks e outros em todo o mundo, estamos procurando por pessoas que, de acordo com a bibliografia médica, deveriam estar doentes mas, de alguma forma, não apresentam os sinais típicos e sintomas da doença.
Essas pessoas são ‘resilientes’, (resiliência: capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças). Elas são protegidas por fatores genéticos e ambientais ainda não descobertos. Identificando e estudando esses indivíduos resilientes será possível encontrar uma forma de prevenir e desenvolver novos tratamentos.
Recentemente, nós reportamos a primeira busca sistemática por resiliência para centenas de doenças infantis.  Este estudo retrospectivo, o maior estudo dessa natureza, foi realizado com mais de 589 mil genomas e é o primeiro grande passo para o Projeto Resiliência. Esse estudo foi realizado de forma colaborativa por pesquisadores das empresas 23and Me, BGI, o Ontario Institute for Cancer Research, além de outras instituições.
Veja aqui o estudo completo publicado na revista Nature Biotechnology em Abril de 2016.
Talvez você, ou alguém que você conheça, seja resiliente a alguma doença. Com a sua ajuda, nós queremos expandir essa busca por indivíduos resilientes. Estudando um grande número de pessoas com essa rara qualidade, esperamos descobrir novos conhecimentos que potencialmente ajudarão a salvar a vida de milhões.
Se você puder colaborar, por favor inscreva-se aqui: http://resilienceproject.com/